Hoje em dia, existem diversos tipos de aparelhos disponíveis. No que diz respeito aos aparelhos fixos, podemos dividi-los em dois grupos principais: os aparelhos convencionais e os aparelhos autoligados.
Dentro de cada um destes grupos, podemos ainda subdividi-los em categorias de aparelhos metálicos e aparelhos estéticos.
▪ Aparelhos Fixos Convencionais Metálicos:
Os aparelhos de metal, também conhecidos como aparelhos convencionais, são os mais comuns para corrigir problemas dentários. Estes aparelhos consistem em dois componentes principais: brackets e arco.
Cada bracket individual é aplicado num dente e o arco passa por cada bracket, ficando preso por meio de ligaduras elásticas, disponíveis em várias cores. As brackets aplicam pressão nos dentes para movê-los gradualmente na direção desejada.
▪ Aparelhos Autoligados:
Projetados para acumular menos resíduos alimentares e proporcionar um maior conforto ao paciente, os aparelhos autoligados podem ser feitos com brackets de metal ou cerâmica. Em vez de usar ligaduras de borracha, este estilo de aparelho possui um sistema de portas incorporado na própria bracket, que abre e fecha para segurar o arco. Isso reduz o atrito e está associado a forças mais suaves. Além disso, facilitam a higiene oral por serem menores e não utilizarem ligaduras elásticas, o que resulta em menos acúmulo de comida ao seu redor.
Este sistema de aparelho é mais recente e, geralmente, resulta num tratamento mais rápido e menos doloroso em comparação ao sistema convencional.
▪ Aparelhos Autoligados Estéticos:
Estes aparelhos utilizam os mesmos componentes que os anteriores, mas são feitos com materiais transparentes, tornando-os menos visíveis, embora também mais frágeis. Isso torna-os populares entre os pacientes que desejam um tratamento mais discreto.